twitter

Taxa de desemprego aumenta para 5,8% no terceiro trimestre do ano

Fotografia

Publicado em 09 de novembro de 2022, às 12:04

Já a população empregada aumentou 0,6% em relação ao trimestre anterior e 1,0% relativamente ao trimestre homólogo.

A taxa de desemprego aumentou para 5,8% no terceiro trimestre de 2022. Este é um valor superior em 0,1 pontos percentuais à do trimestre anterior e inferior em 0,3 pontos percentuais à do trimestre homólogo de 2021. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), entre julho e setembro, a população desempregada, estimada em 305,8 mil pessoas, aumentou 2,3% (sete mil) em relação ao trimestre anterior e diminuiu 4,1% (12,9 mil) relativamente ao homólogo. A taxa de desemprego foi assim estimada em 5,8%, valor superior em 0,1 p.p. ao do 2.º trimestre de 2022 e inferior em 0,3 p.p. ao do 3.º trimestre de 2021. Já a população empregada (4 929,1 mil pessoas) aumentou 0,6% (27,3 mil) em relação ao trimestre anterior e 1,0% (51 mil) relativamente ao trimestre homólogo. A proporção da população empregada em teletrabalho, isto é, que trabalhou a partir de casa com recurso a tecnologias de informação e comunicação, foi de 17,0% (836,7 mil pessoas), menos 2,6 pontos percentuais (p.p.) do que no 2.º trimestre de 2022. Os dados do INE adiantam ainda que «a subutilização do trabalho abrangeu 603,1 mil pessoas, tendo aumentado 0,4% (2,4 mil) em relação ao trimestre anterior e diminuído 6,1% (39,3 mil) relativamente ao período homólogo». Já a taxa de subutilização do trabalho, estimada em 11,2%, manteve-se inalterada em relação ao trimestre anterior e teve um decréscimo de 0,7 p.p. por comparação com o período homólogo. A população inativa com 16 e mais anos (3 575,4 mil pessoas) diminuiu 0,8% (29,0 mil) em relação ao trimestre anterior e 1,0% (36,8 mil) relativamente ao homólogo.
Autor: