Chama-se "No Meu Quintal" e é um projeto pioneiro de ciência cidadã em Esposende. Esta ação ambiental, que pretende incentivar práticas mais sustentáveis e ecológicas na agricultura e na jardinagem doméstica, é levado a cabo pela Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente.
Tendo como palco os quintais tradicionais das famílias, o projeto quer no final publicar uma espécie de "Manual de Práticas Sustentáveis" para tornar os quintais mais “verdes”.
https://vimeo.com/395982119
«Desde fevereiro que estamos a conhecer o que acontece pelos quintais em nosso redor. Queremos recolher hábitos, rotinas, práticas sustentáveis e ecológicas, bem como perceber o uso real de pesticidas e fertilizantes no quotidiano desses quintais. O que se usa, quanto se usa e em quê. Interessa-nos o contributo de qualquer pessoa que tenha um quintal com jardim ou uma horta para consumo doméstico. Todo o trabalho pretende ser feito a par com quem nele queira participar», referem os organizadores.
O projeto "No Meu Quintal" acontece em três fases. Recolha de informação online com uma série de perguntas chave para aquilo que pretendemos saber, visita a alguns dos quintais inscritos e realizar um documentário que pretende abordar a relação entre as pessoas e este espaço e, por fim, a publicação de um "Manual de Práticas Sustentáveis".
«Somos um projeto de ciência aberta, pelo que a partilha dos dados recolhidos está assente desde o princípio», destacam os promotores da iniciativa.
“No Meu Quintal” recebeu financiamento da União Europeia, através do programa Horizon 2020 research and innovation, apoiado através do projeto Europeu de ciência cidadã ACTION, e tem a parceria do Centro de Educação Ambiental de Esposende.
PARTICIPA NO INQUÉRITO:
https://tinyurl.com/sjlmsau
Autor: Nuno Cerqueira
Rio Neiva quer práticas sustentáveis "No Meu Quintal"

Fotografia
Publicado em 21 de abril de 2020, às 03:04