A associação ambientalista Quercus afirmou hoje que o relatório técnico-científico que aponta as microalgas como responsáveis pela mortandade de peixes no rio Tejo, em Vila Velha de Ródão, vem confirmar cientificamente a contaminação da água.
"As análises não enganam. Há contaminação [da água]. E os peixes morreram por causa da eutrofização que é um fenómeno de poluição. Não há qualquer dúvida", disse à agência Lusa Samuel Infante, da Quercus.
O ambientalista reagiu ao relatório técnico-científico do Laboratório de Patologia de Animais Aquáticos pertencente ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que aponta as microalgas como responsáveis pela mortandade de peixes no rio Tejo, em Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco.
O documento explica que nos ecossistemas aquáticos em processo de eutrofização, especialmente em períodos de temperaturas elevadas, como aquele que se registou e com ausência de pluviosidade, ocorre o desenvolvimento de grandes proliferações de fitoplâncton, ‘os blooms' que causam a morte dos peixes.
Autor: Redação/LUSA