twitter

Quatro concelhos estão hoje em risco máximo de incêndio

Quatro concelhos estão hoje em risco máximo de incêndio
Fotografia

Publicado em 29 de setembro de 2018, às 10:50

De acordo com o IPMA, vários concelhos dos distritos de Viana do Castelo e de Braga estão em risco muito elevado de incêndio.

Os concelhos de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, Vimioso, em Bragança, Trancoso, na Guarda, e Tomar, em Santarém estão hoje em risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Lisboa, Beja e Faro em risco muito elevado de incêndio.

Em risco elevado de incêndio estão ainda cerca de uma centena de municípios de norte a sul do país, sobretudo no interior, num dia em que está prevista uma descida da temperatura mínima.

O cálculo do risco de incêndio é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro e aumento temporário de nebulosidade no interior durante a tarde, acompanhados de uma pequena descida da temperatura mínima.

O vento deverá soprar fraco, moderado (até 25 km/h) de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde.

Nas terras altas do Norte e Centro, o vento será moderado (25 a 40 km/h) do quadrante leste até final da manhã e para o final do dia.

As temperaturas máximas vão chegar aos 32º em Castelo Branco, Setúbal e Évora e as mínimas descem até aos 11º em Braga.


Autor: Lusa