twitter

Proibição de utilização de animais nos circos vai ser debatida no parlamento

Proibição de utilização de animais nos circos vai ser debatida no parlamento
Fotografia

Publicado em 16 de dezembro de 2017, às 16:04

Os detentores dos animais que os cedam gratuitamente a reservas durante o período transitório terão direito a apoio estatal.

O fim da utilização de animais nos circos e espetáculos similares vai ser discutido no parlamento na quinta-feira, por iniciativa do PAN, que defende que a prática não é ética nem pertence a uma sociedade evoluída.

No projeto-lei apresentado pelo partido Pessoas-Animais-Natureza, é referido que a Direção-Geral de Veterinária informou, a 31 de agosto de 2016, existirem 1.136 animais a serem utilizados por circos, numa lista que inclui aves, répteis, cavalos, leões, póneis, tigres, camelos, burros, lamas, coelhos, tubarões, crocodilos, elefantes, bisontes, hipopótamos, otárias, zebras, puma e renas.

Recorde-se que Ricardo Rio afirmou, a semana passada, que a autarquia de Braga tem conversado com os responsáveis dos circos para a retirada dos animais dos espetáculos. O presidente da Câmara de Braga declarou que «não pode haver uma subtração imediata destes animais nos espetáculos».


Autor: Lusa/Redação