Ao que tudo indica o bracarense José Mendes vai ser secretário de Estado no Ministério do Planeamento.
O Diário do Minho sabe, através de fonte em Lisboa, que este ex-vice reitor da Universidade Minho - 2009/2015 - vai trocar de cargo no novo Governo de António Costa e que vai deixar de ser secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade para assumir funções no Ministério do Planeamento.
Depois de dar a conhecer os ministros, o primeiro ministro António Costa vai apresentar amanhã, às 11h00 ao Presidente da Repúblico, Marcelo Rebelo de Sousa, o restante elenco governamental do XXII Governo Constitucional.
José Mendes terá, entre outras, responsabilidades nos fundos comunitários e obras.
Nascido em Braga em 1962, José Mendes é licenciado em Engenharia Civil, Doutorado e Agregado em Planeamento do Território pela Universidade do Minho. É professor catedrático de Sistemas Regionais e Urbanos na Universidade do Minho.
Fundou a plataforma UM-Cidades e era até 2015 Presidente do Conselho de Administração da AvePark Parque de Ciência e Tecnologia S.A, e Presidente da Direção da Associação Universidade-Empresa TecMinho. Integrou o Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves.
Entre 2014 e 2015 presidiu à Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e é autor de dezenas de estudos e projetos na área dos sistemas urbanos e regionais.
Autor: Nuno Cerqueira
José Mendes assume secretaria de Estado no Ministério do Planeamento

Fotografia
Publicado em 20 de outubro de 2019, às 23:24