twitter

Afluência de 11,56% até às 12h00, com voto de protesto em Montalegre

Afluência de 11,56% até às 12h00, com voto de protesto em Montalegre
Fotografia

Publicado em 26 de maio de 2019, às 17:13

Boicote em Montalegre.

A votação para o Parlamento Europeu que decorre desde as 08:00 em Portugal registou, até às 12:00, uma afluência às urnas de 11,56%, numa manhã calma, apesar do protesto numa freguesia de Montalegre, distrito de Vila Real.
A percentagem de afluência deste ano é inferior à das últimas eleições para o Parlamento Europeu, realizadas em 2014, que, à mesma hora, se cifrava em 12,14%.
Os líderes políticos e partidários apelaram ao voto dos portugueses, que hoje elegem os 21 deputados nacionais para o Parlamento Europeu, enquanto o presidente da República, que já havia apelado ao voto, mostrou-se ao final da manhã "muito preocupado" com os níveis de participação nestas eleições europeias, admitindo ser uma "péssima notícia" se as taxas de votação ficarem entre os 20 e os 25 por cento.
"Penso que [os portugueses] devem fazer um esforço [para votar] porque, como eu disse, seria realmente uma péssima notícia chegar a números de votação na ordem dos 20 a 25 por cento", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, após votar em Molares, Celorico e Basto, no distrito de Braga.
Dezenas de populares de Morgade, concelho de Montalegre, estão hoje a fazer um “voto de protesto” contra a instalação de uma mina de lítio a céu aberto nesta freguesia, recusando-se a votar nas eleições europeias. “Estamos a fazer um voto de protesto, ou seja, recusamos votar porque não concordamos com aquilo que o nosso Governo está a fazer com a nossa terra. Se é este tipo de desenvolvimento que eles querem para o Interior, nós não concordamos”, afirmou Armando Pinto, porta-voz da Associação Montalegre Com Vida. Cerca de 10,7 milhões de eleitores são hoje chamados a eleger os 21 deputados portugueses ao Parlamento Europeu, numas eleições a que concorrem 17 listas. Votam para as eleições ao Parlamento Europeu cerca de 400 milhões de cidadãos dos 28 países da União Europeia, que elegem, no total, 751 deputados.
Autor: Redação / NC