Não é preciso preparar um banquete para tornar a noite especial; muitas vezes, detalhes são suficientes para tornar a casa mais acolhedora e a mesa convidativa a permanecer um pouco mais.
Aqui estão algumas ideias fáceis para dar aquele toque mágico que falta nessas ocasiões!
Prepare a casa para dar as boas-vindas
A experiência começa antes de se sentar à mesa, com uma coroa na porta, velas em lanternas e uma guirlanda de luzes na entrada que já dão o tom da noite; ao abrir a porta, os seus convidados percebem que pensou em tudo e sentem-se bem-vindos desde o primeiro momento, mesmo que a decoração seja simples.
Por sua vez, na sala de estar, pode reforçar essa sensação de refúgio com mantas e almofadas em vermelho, verde ou dourado, sem a necessidade de saturar o espaço; um par de têxteis, luz quente e uma área infantil são suficientes. Um espaço com brinquedos para crianças, contos de Natal e peluches de inverno entretêm os mais pequenos e acrescentam um toque terno.
E, por último, velas perfumadas com canela e laranja, ramos de pinheiro fresco ou um difusor com baunilha podem ser o fio condutor da noite; quando depois forem para a sala de jantar, a casa continuará a cheirar a Natal e tudo fará mais sentido.
Como montar uma mesa natalícia que convide a ficar
Deve saber que não precisa de uma decoração elaborada para tornar a sua mesa natal especial. Uma toalha de mesa lisa num tom neutro e guardanapos de pano em cores natalícias são a base perfeita sobre a qual trabalhar e, a partir daí, pode colocar ramos de pinheiro, pinhas, bolas de Natal e velas de diferentes alturas para criar um centro simples, mas apelativo.
Os toques personalizados surpreendem sempre, podendo anotar o nome de cada convidado num cartão e prendê-lo com corda rústica e um raminho de alecrim ou eucalipto. Outra ideia é colocar um biscoito natalício ou um bombom em cada prato.
Também é preciso estar confortável, então opte por decorações que não interrompam o contato visual entre as pessoas sentadas uma em frente à outra e brinque com elementos de diferentes alturas, sem abusar dos mais altos. Dessa forma, você pode deixar a mesa bem arrumada, mas ainda assim permitir que as pessoas conversem naturalmente.
Tornar o jantar de Natal mágico não significa enchê-lo de enfeites, mas sim escolher alguns e carregá-los de significado, pois decorar a casa, preparar a mesa e dedicar tempo a contar histórias ou pequenos rituais torna a noite diferente do resto do ano. Com estas ideias como inspiração, pode personalizá-las para que se ajustem ao seu estilo, à sua família e ao seu espaço, mas, acima de tudo, para que no final da noite sinta que a decoração acompanhou a partilha.
Conteúdo Patrocinado.