Uma experiência que une a poda e a prova de vinhos é a proposta do roteiro “Poda e Prova”, que vai ser lançado no próximo domingo, 9 de novembro, Dia Nacional do Enoturismo, pela Quinta do Sampayo, localizada no Vale da Pinta, concelho do Cartaxo.
Durante cerca de duas horas, os participantes são convidados a mergulhar no universo da poda, uma das práticas mais determinantes do ciclo da vinha e também uma das menos conhecidas. O percurso termina com uma prova comentada de vinhos, acompanhada por produtos regionais.
«O roteiro, único no país, propõe uma verdadeira imersão no campo, onde será possível observar e participar nos rituais da poda, compreender a influência da lua neste processo ancestral e descobrir como esta fase se integra nas práticas de agricultura regenerativa que orientam o nosso trabalho», explica a responsável pela propriedade, Ana Macedo.
O roteiro propõe uma «aproximação participativa e descontraída ao ciclo da vinha». «Queremos que os visitantes aprendam, sintam e vivam o que é estar numa quinta onde o vinho nasce do respeito pela terra e pelo tempo», completa.
Este ano, já cerca de 1000 visitantes participaram nas atividades da Quinta do Sampayo, vindos sobretudo da Europa (62%) e da América do Norte (32%).