twitter

Presidente da República alerta que há “realidades por cumprir no caminho da igualdade”

Presidente da República alerta que há “realidades por cumprir no caminho da igualdade”
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 08 de março de 2025, às 14:14

Marcelo Rebelo de Sousa associa-se à celebração deste dia e sublinha a visão das Nações Unidas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou este sábado, dia 8 de março, que há ainda “realidades por cumprir no caminho da igualdade”, 50 anos depois de as Nações Unidas começarem a assinalar o Dia Internacional da Mulher.

“Persistem ainda realidades por cumprir no caminho da igualdade: a igualdade salarial, a representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou mesmo o acesso à educação”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota divulgada no site oficial da Presidência da República em que assinala o Dia Internacional da Mulher.

O chefe do Estado referiu que, em 2025, “novas desigualdades são conhecidas, relacionadas com a (r)evolução digital e o enviesamento de género criado pela conceção de sistemas e algoritmos de Inteligência Artificial, área onde permanece acentuada a sub-representação feminina”. “Olhando para a realidade portuguesa, o Presidente da República congratula-se com a recuperação conseguida, nos últimos anos, no mercado de trabalho, no acesso à educação e na presença em cargos dirigentes, mantendo-se atento e preocupado perante o intolerável e indigno número de mulheres, vítimas de violência física ou sexual no nosso país”, acrescentou.

Na nota, Marcelo Rebelo de Sousa associa-se à celebração deste dia e sublinha a visão das Nações Unidas para que, este ano, “o foco esteja na capacitação da próxima geração, em particular das adolescentes e jovens mulheres, enquanto catalisadores de uma mudança duradoura”. “Mudança assente no combate aos estereótipos, à violência e a todas as desigualdades baseadas no género”, afirmou.

Em 1975, a ONU começou a celebrar o Dia Internacional da Mulher a 8 de março mas só a 16 de dezembro de 1977 é que a data viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O tema de 2025 é “Para todas as mulheres e meninas: direitos, igualdade, empoderamento”.