twitter

IRA critica falta de apoios aos animais no Orçamento do Estado 2025

Fotografia Unsplash

Redação

Publicado em 17 de outubro de 2024, às 16:48

A IRA refere que, na proposta, “o bem-estar animal é excluído”.

A IRA - Núcleo de Intervenção e Resgate Animal criticou esta quarta-feira, dia 16 de outubro, a falta de medidas para apoio aos animais, bem como a Centros de Recolha Oficiais e Associações Zoófilas na proposta do Orçamento do Estado para 2025.

Em comunicado partilhado nas redes sociais, a IRA refere que, na proposta, “o bem-estar animal é excluído”. “A ser aprovado pelos restantes partidos, tanto os Centros de Recolha Oficiais como as Associações Zoófilas deixam de ter qualquer apoio financeiro por parte do Estado”, acrescenta o núcleo.

A IRA acusa então o atual Governo de “desprezo” e “insignificância” para com os animais, que diz estarem a ser “totalmente ignorados” na proposta. “Não existirá qualquer política de controlo populacional, bem-estar ou infra-estruturas adequadas à resposta necessária contra o Abandono e Maus-tratos. Depois de vários anos a lutarmos para conseguirmos “migalhas”, com uma evolução lenta e aquém dos mínimos necessários, o Estado atira os animais para o abismo do desprezo e insignificância”, comenta.

Deste modo, a IRA anuncia que irá programar uma manifestação junto da Assembleia da República, juntando assim “a causa animal aos bombeiros e polícias”.