twitter

IRA critica falta de apoios aos animais no Orçamento do Estado 2025

IRA critica falta de apoios aos animais no Orçamento do Estado 2025
Fotografia Unsplash

Redação

Publicado em 17 de outubro de 2024, às 16:48

A IRA refere que, na proposta, “o bem-estar animal é excluído”.

A IRA - Núcleo de Intervenção e Resgate Animal criticou esta quarta-feira, dia 16 de outubro, a falta de medidas para apoio aos animais, bem como a Centros de Recolha Oficiais e Associações Zoófilas na proposta do Orçamento do Estado para 2025.

Em comunicado partilhado nas redes sociais, a IRA refere que, na proposta, “o bem-estar animal é excluído”. “A ser aprovado pelos restantes partidos, tanto os Centros de Recolha Oficiais como as Associações Zoófilas deixam de ter qualquer apoio financeiro por parte do Estado”, acrescenta o núcleo.

A IRA acusa então o atual Governo de “desprezo” e “insignificância” para com os animais, que diz estarem a ser “totalmente ignorados” na proposta. “Não existirá qualquer política de controlo populacional, bem-estar ou infra-estruturas adequadas à resposta necessária contra o Abandono e Maus-tratos. Depois de vários anos a lutarmos para conseguirmos “migalhas”, com uma evolução lenta e aquém dos mínimos necessários, o Estado atira os animais para o abismo do desprezo e insignificância”, comenta.

Deste modo, a IRA anuncia que irá programar uma manifestação junto da Assembleia da República, juntando assim “a causa animal aos bombeiros e polícias”.