twitter

Sonae quer 45% das suas posições de liderança ocupadas por mulheres

Sonae quer 45% das suas posições de liderança ocupadas por mulheres
Fotografia DR

Redação

Publicado em 27 de março de 2024, às 11:12

Grupo que controla o Continente

A Sonae, grupo que controla empresas como Continente e Worten, pretende ter até 2026 45% das suas posições de liderança ocupadas por mulheres.

A empresa começou os seus esforços pela igualdade de género em 2013, quando subscreveu a Women Initiative, com atribuição de metas voluntárias pela diversidade, e em 2015 assinou um compromisso com o Governo de Portugal neste sentido.

Em 2018 assinou um compromisso europeu, o Pledge Embrace Difference, e os números pela igualdade começaram a subir.

“Estamos num processo constante de aprendizagem e adaptação, conscientes de que temos de melhorar. Foi com um claro sentido de propósito que definimos o compromisso de acelerar o equilíbrio de género nas funções de liderança”, disse João Günther Amaral, administrador executivo da Sonae, em declarações reproduzidas pelo Jornal Económico.

“Por esse motivo, estabelecemos metas para alcançar essa diversidade, que é fundamental para promover a diversidade de pensamento, variedade de experiências e pontos de vista, impulsionar a inovação e conduzir a decisões mais ponderadas. Desenvolvemos políticas inclusivas que abrangem todas as fases do percurso dos colaboradores, desde a contratação até à progressão, sem esquecer o empoderamento das equipas, para termos as ferramentas necessárias para concretizarmos esta jornada”.

Entre 2019 e 2023, a Sonae viu as mulheres passarem de 34% para 40% dos cargos de liderança, número que a empresa pretende aumentar para os 45% nos próximos dois anos.