twitter

Presidente promulga diploma para tornar litígios fora dos tribunais mais acessíveis

Presidente promulga diploma para tornar litígios fora dos tribunais mais acessíveis
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 26 de março de 2024, às 19:42

Plataforma RAL+

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje um diploma governamental que cria e regula a Plataforma RAL+, que pretende tornar mais acessível a resolução de litígios fora dos tribunais.

A nova plataforma irá permitir que os cidadãos possam solicitar informações sobre o funcionamento dos meios de Resolução Alternativa de Litígios (RAL), pedir mediação familiar ou laboral, saber o estado dos processos, consultar a agenda de sessões, descarregar e enviar documentos e receber notificações.

Será também possível dar início a um processo nos 12 municípios que integram o Julgado de Paz do Oeste (Bombarral, Arruda dos Vinhos, Lourinhã, Alcobaça, Alenquer, Cadaval, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras), assim como nos julgados de paz de Paz de Sintra e de Vila Nova de Poiares.

Até ao final de junho, também os centros de arbitragem de conflitos de consumo serão incluídos.

Em outubro deste ano, o acesso à plataforma será alargado a toda a rede no país que atualmente cobre 35% da população, com 25 julgados de paz que abrangem 70 municípios.

O acesso à Plataforma RAL+ será feito através de leitor de cartão de cidadão (CC) ou chave móvel digital (CMD).

Os julgados de paz receberam, entre 2002 e 2021, cerca de 136 mil processos, dos quais 132 mil foram concluídos. Para aumentar a adesão a estes meios de resolução alternativa de litígios está também em preparação uma campanha de divulgação.