twitter

Portugal tem dois meses para adotar na íntegra regras sobre trabalhadores sazonais

Portugal tem dois meses para adotar na íntegra regras sobre trabalhadores sazonais
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 13 de março de 2024, às 12:22

No sentido de resolver falhas na transposição das regras da União Europeia

A Comissão Europeia abriu hoje um processo de infração e deu dois meses a Portugal para resolver falhas na transposição das regras da União Europeia (UE) sobre trabalhadores sazonais.

Com o envio de uma carta de notificação, o executivo comunitário exige a Portugal a correta transposição e aplicação de determinadas obrigações ao abrigo da diretiva 2014/36/UE, relativa aos trabalhadores sazonais.

A lei europeia em causa destina-se a garantir regras transparentes para a contratação de trabalhadores sazonais de países terceiros, com garantias de trabalho e condições de vida adequados, igualdade de direitos e proteção contra a exploração.

Num comunicado, a Comissão salienta que o total cumprimento da diretiva é uma condição importante para reduzir a imigração irregular.

Para além de Portugal, também Espanha, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Finlândia e Suécia receberam cartas de notificação.

Se, num prazo de dois meses, não receber respostas satisfatórias, a Comissão Europeia avançará para a segunda fase do processo de infração.