twitter

Cerca de 190 Centros de Saúde abertos no período de Ano Novo

Cerca de 190 Centros de Saúde abertos no período de Ano Novo
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 31 de dezembro de 2023, às 10:28

Tal como no período de Natal, os Centros de Saúde mantêm atendimento complementar no fim-de-semana alargado de Ano Novo.

Cerca de 190 centros de saúde vão estar hoje a funcionar em horário complementar para diminuir a pressão sobre os serviços de urgência, à semelhança do que aconteceu no fim de semana do Natal.

Segundo o calendário divulgado pelo Ministério da Saúde, hoje estarão abertos 193 centros de saúde, enquanto na segunda-feira, dia 01 de janeiro, e na terça-feira, dia 02, estarão operacionais 187 unidades.

A medida, explica o Ministério no documento, insere-se no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2023-2024, operacionalizado pelos Agrupamentos de Centros de Saúde e Administrações Regionais de Saúde, em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, anunciou na sexta-feira o reforço dos centros de saúde com horário alargado no fim de semana e no dia de Ano Novo, para diminuir a pressão sobre os serviços de urgência.

Na altura, o ministro reiterou que antes de se dirigirem a uma urgência hospitalar, as pessoas devem contactar o 112, se entenderem que é um caso de emergência, ou a Linha SNS 24.