A contribuição voluntária extraordinária para a iniciativa, através do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, foi aprovada hoje em Conselho de Ministros.
“É um importante contributo de Portugal, no valor de cinco milhões de euros, para a iniciativa ‘Grain from Ukraine’, uma forma de criar um mecanismo alternativo para o escoamento de cereais da Ucrânia”, indicou João Gomes Cravinho à Lusa.
Segundo o ministro, após a saída da Rússia da iniciativa de cereais do Mar Negro, “um conjunto de países, particularmente em África, ficaram sem acesso a cereais da Ucrânia, que é um grande fornecedor mundial”.
Esta iniciativa pretende ser “um mecanismo alternativo de escoamento de cereais da Ucrânia para esses países africanos”, referiu.
Gomes Cravinho explicou que este valor é o contributo de Portugal “para esta época” e, no futuro, “pode vir a ser necessário haver mais contributos” ou podem ser estabelecidos “outros canais de escoamento comerciais”, tornando “desnecessários este tipo de contributos extraordinários”.