twitter

Situação de seca em Portugal continental diminuiu para metade em setembro

Situação de seca em Portugal continental diminuiu para metade em setembro
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 16 de outubro de 2023, às 16:43

No final do mês passado, 11,3% do território estava em seca fraca, 26,9% em moderada e 17% em severa.

A área de Portugal continental em seca meteorológica diminuiu para metade em setembro face a agosto, de acordo com o último boletim climatológico, que mostra também uma diminuição da intensidade da seca ainda existente.

A região norte e parte do centro já não se encontram em situação de seca, enquanto a sul, os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro têm várias zonas em seca severa. No final de setembro, 54,9% do território estava em situação de seca, mas nenhuma área em seca extrema, ao contrário do que se verificava em agosto, com 97% de Portugal continental em seca, 27,1% da qual em situação extrema. De acordo com o boletim, no final do mês passado, 11,3% do território estava em seca fraca, 26,9% em moderada e 17% em severa.

O índice de seca varia entre chuva extrema e seca extrema. De acordo com o boletim, o mês de setembro foi classificado como quente e chuvoso.

A temperatura média do ar foi de 20,65 graus Celsius, mais 0,43 graus do que o valor normal, e também as temperaturas máximas e mínimas foram superiores ao normal. O mês passado foi o 3.º setembro mais chuvoso desde 2000, com um total de 69,1 milímetros, correspondendo a 164% do valor normal.