twitter

Maria Francisca e Duarte já estão casados. A Infanta entregou o ramo a Nossa Senhora da Soledade

Maria Francisca e Duarte já estão casados. A Infanta entregou o ramo a Nossa Senhora da Soledade galeria icon Ver Galeria
Fotografia DR

Redação

Publicado em 07 de outubro de 2023, às 17:22

D. Maria Francisca de Bragança entregou o ramo, e a Duquesa de Bragança, D. Isabel de Herédia otorga insígnia a Nossa Senhora da Soledade

A Infanta D. Maria Francisca de Bragança, que hoje casou com o Dr. Duarte de Sousa Araújo Martins, terminada a cerimónia, ao som do cante alentejano, entregou o ramo de noiva à imagem de Nossa Senhora da Soledade, recentemente coroada com privilégio concedido pelo Papa Francisco.


A imagem de Nossa Senhora, exposta com todo o enxoval doado pelos fiéis, à hora da abertura da Real Basílica de Mafra, surgiu com a insígnia da Real Ordem da Rainha Santa Isabel, oferecida por indicação da noiva, a Duquesa de Bragança, D. Isabel de Herédia.

Segundo afirma a Real Ordem da Rainha Santa Isabel “Esta medalha, de acordo com os Estatutos da Ordem, destina-se a reconhecer relevantes serviços prestados por pessoas singulares ou colectivas, a sua Alteza Real, a Duquesa de Bragança, à Ordem ou aos fins prosseguidos”

Instituída em nome da Rainha D. Maria I, a 4 de Novembro de 1801, pelo Príncipe Regente D. João (futuro Rei Dom João VI), a Ordem teve como primeira Grã-Mestra a Princesa D. Carlota Joaquina (futura Rainha Consorte) que atribuiu a condecoração numerosas senhoras Portuguesas, Espanholas e Brasileiras entre 1801 e 1830.

Tratando-se da primeira Ordem Portuguesa exclusivamente feminina, o seu objectivo era distinguir Senhoras Católicas, num número limitado de vinte e seis Damas por serviços à Coroa e a obras de Beneficência ou de Solidariedade Social no espírito da Rainha Santa.

Sendo uma Ordem Dinástica da Casa de Bragança e não uma Ordem de Estado, depois de 1910 continuou a ser conferida pelo último Rei de Portugal Dom Manuel II, no exílio, que a conferiu à sua esposa a Rainha D. Augusta Victória.

Actualmente é Grã-Mestre a Duquesa de Bragança.