twitter

Concursos de obras públicas sobem 77% até final de agosto para 4.224 ME

Concursos de obras públicas sobem 77% até final de agosto para 4.224 ME
Fotografia AIPOR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 06 de outubro de 2023, às 15:10

O montante total dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos nos primeiros oito meses do ano registou um aumento de 77%, para 4.224 milhões de euros, contra 2.382 milhões no período homólogo, divulgou hoje a AICCOPN.

 

De acordo com o último “Barómetro das Obras Públicas” da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), até final de agosto, os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no Portal Base totalizaram 1.514 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 31% em termos homólogos.

Assim, o diferencial entre a contratação reportada e os concursos de empreitadas lançados tem vindo a agravar-se, situando-se em cerca de 2.710 milhões de euros, desde o início do ano, adianta.

Relativamente aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias nesse período, situaram-se nos 355 milhões de euros, mais 33% do que o registado até final de agosto do ano passado.

No seu conjunto, o total de contratos celebrados nos primeiros oito meses do ano situou-se nos 2.021 milhões de euros, mais 34% do que o valor apurado no mesmo período do ano anterior.