twitter

Marcelo contra racismo e xenofobia no Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes

Marcelo contra racismo e xenofobia no Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes
Fotografia Fotografia

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 31 de agosto de 2023, às 14:13

O Presidente da República, assinalou hoje o Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes, rejeitando a visão que “infelizmente alguns ainda têm sobre origens ou cores de pele” e manifestando-se contra o racismo e a xenofobia.

 

Numa nota publicada no sítio da Presidência da República para assinalar este dia, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que “todos os dias devem ser dias das pessoas de todas as descendências, sem discriminações de qualquer tipo”.

“Todos os dias é tempo de afirmar a igualdade de oportunidades e o direito e a obrigação de um tratamento digno de todos”, enfatizou.

Para o Presidente da República não é aceitável “a visão que infelizmente alguns ainda têm sobre origens ou cores de pele”.

“Basta de tais divisões, todos merecem o respeito de todos, todos somos cidadãos com os mesmos direitos e os mesmos deveres”, apelou.

Assim, no Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes, o chefe de Estado “vem uma vez mais lembrar estes princípios essenciais” da sociedade “contra o racismo e a xenofobia, pelo acesso de todos a uma vida melhor”.

O Dia Internacional dos Afrodescendentes celebra-se anualmente a 31 de agosto, e foi proclamado por resolução da Assembleia Geral da ONU, em junho de 2020.