A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 15 e 23 de junho, avança com a “Campanha Residência Segura 2023 | Programa “Verão Seguro – Chave Direta”, em todo o território nacional continental. A iniciativa visa alertar sobre os procedimentos de segurança a adotar para prevenção de situações de furto e roubo em residências, ocorridos em especial durante a ausência dos cidadãos no período das férias de verão.
Durante o período da campanha, os militares da Guarda vão desenvolver ações de informação, sensibilização e patrulhamento, no âmbito do policiamento de proximidade junto das zonas residenciais. Estas ações têm como objetivo principal "difundir conselhos de segurança a adotar pelos cidadãos, por forma a prevenir situações de furto ou roubo nas suas residências e reforçar o sentimento de segurança da população", refere a GNR, em comunicado.
Na nota, a Guarda informa ainda que a adesão ao programa deve ser solicitada pelo menos nas 48 horas antes da ausência da residência, através do registo disponível online ou no posto da GNR da área de residência, onde será preenchido um formulário.