twitter

Incêndios: MAI quer ter “pelo menos” 60 meios aéreos a operar no período crítico

Incêndios: MAI quer ter “pelo menos” 60 meios aéreos a operar no período crítico
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 04 de junho de 2023, às 17:41

O entrave para o aumento do número de meios aéreos não é a falta de dinheiro, garante José Luís Carneiro.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, quer garantir este ano “pelo menos” 60 meios aéreos, o mesmo número do ano que passou, para a época mais crítica de combate aos incêndios.

“Estamos em crer que vamos conseguir alcançar o objetivo que é ter os mesmos meios aéreos do que em 2022. E, se correr bem, acima das expectativas, poderemos ainda reforçá-los, mas estamos dependentes do mercado”, afirmou o governante socialista aos jornalistas em Guimarães.

O entrave para o aumento do número de meios aéreos não é a falta de dinheiro, esse está garantido pelos ministérios da Administração Interna, das Finanças e da Defesa Nacional, mas sim o mercado, sublinhou.

José Luís Carneiro especificou que a guerra na Europa, a escassez de pilotos e o facto de países europeus que não tinham incêndios e que agora têm e, por isso, também precisam de alugar meios aéreos criam uma “forte pressão” no mercado. A falta de meios aéreos e a procura fazem, depois, disparar os custos, acrescentou.

Neste momento decorrem negociações quer em Portugal, quer na Europa, para Portugal ter os meios indispensáveis no combate aos incêndios entre 1 de julho e 30 de setembro, período tido como crítico, disse.