twitter

Nova ministra da Habitação é de Caminha

Nova ministra da Habitação é de Caminha
Fotografia

Publicado em 02 de janeiro de 2023, às 17:19

Marina Sola Gonçalves era até agora secretária de Estado da Habitação, pasta que ocupava desde o anterior Governo de António Costa.

A nova ministra da Habitação, Marina Sola Gonçalves, é natural de Caminha. O nome dos dois substitutos de Pedro Nuno Santos foi esta segunda-feira proposto por António Costa ao Presidente da República, sendo atribuída a João Galamba a pasta de ministro das Infraestruturas. Marina Gonçalves, licenciada em Direito, foi assessora de Pedro Nuno Santos quando este desempenhou as funções de secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e foi vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS na anterior legislatura. Entre março de 2018 e outubro de 2019, a nova ministra da Habitação foi ainda chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos, primeiro ainda como secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e depois como ministro das Infraestruturas e Habitação. Nas eleições legislativas de 2019 foi eleita deputada pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, integrando a Comissão de Trabalho e Segurança Social e a Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar à Atuação do Estado na Atribuição de Apoios na sequência dos incêndios de 2017 na zona do Pinhal Interior. Já João Galamba, que até agora desempenhava as funções de secretário de Estado do Ambiente e da Energia, é natural de Lisboa e licenciado em Economia. Doutorou-se em Ciência Política pela London School of Economics e, durante a liderança de António José Seguro no PS, entre 2011 e 2014, fez parte do chamado grupo dos “jovens turcos”, juntamente com Pedro Nuno Santos, Pedro Delgado Alves e Duarte Cordeiro.

Na página oficial da Presidência da República pode ler-se que Marcelo Rebelo de Sousa “aceitou a proposta do primeiro-ministro da criação do Ministério das Infraestruturas e do Ministério da Habitação, por divisão do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, e aceitou a proposta do primeiro-ministro de nomeação de João Saldanha de Azevedo Galamba, como Ministro das Infraestruturas, e de Marina Sola Gonçalves, como Ministra da Habitação”.

Com esta opção, o líder do executivo separa as pastas das Infraestruturas e da Habitação, áreas que até agora foram acumuladas pelo ministro cessante Pedro Nuno Santos.

Pedro Nuno Santos, agora substituído por João Galamba e Marina Gonçalves, demitiu-se das funções de ministro das Infraestruturas e da Habitação na passada quarta-feira à noite, para “assumir a responsabilidade política” do caso da indemnização de 500 mil euros paga pela TAP à ex-secretária de Estado do Tesouro Alexandra Reis.

A demissão de Pedro Nuno Santos foi a terceira ocorrida no Governo na última semana de dezembro e a décima primeira a atingir um membro do executivo socialista de maioria absoluta.


Autor: João Pedro Quesado/Agência Lusa