A inserção de Braga em múltiplas redes internacionais e as relações bilaterais estabelecidas ao longo dos últimos anos, com cidades de todos os continentes, tem sido um importante auxílio na formatação das respostas desenvolvidas pela Autarquia em relação aos desafios colocados pela pandemia.
Em plataformas de troca de experiências criadas por redes como Champion Mayors da OCDE, o Global Parliament of Mayors, a Eurocities ou o Comité das Regiões da União Europeia, tem sido possível acompanhar as iniciativas desenvolvidas por cidades de diferentes escalas em todo o globo, ao mesmo tempo que Braga tem também dado a conhecer os principiais projetos concretizados nas várias vertentes de combate ao COVID-19.
Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, “há uma mais-valia clara na colaboração” entre cidades de diferentes países.
“Primeiro, porque este é um fenómeno global, a que nenhum território está imune, pelo que é extremamente útil a partilha de experiências entre todos os autarcas. Segundo, porque existindo diferentes patamares de ocorrência desta pandemia, é possível aprender com os erros e com as boas iniciativas de quem está numa fase mais avançada”, sustentou.
Também nesta perspectiva, Braga tem apresentado nestes fóruns as suas respostas aos desafios sanitários, sociais e económicos da pandemia, tendo sido enaltecido o cariz inovador de muitos dos projectos em curso.
No plano das relações bilaterais, a parceria com a cidade chinesa de Shenyang revelou-se particularmente útil, quer do ponto de vista do aconselhamento técnico, quer da obtenção de vários meios materiais e equipamentos de protecção individual, parte por doação, parte por aquisição do Município de Braga a fornecedores locais.
Autor: Redação
Ricardo Rio é o primeiro autarca português no movimento ‘Voices of Solidarity’ das Nações Unidas

Fotografia
Publicado em 28 de abril de 2020, às 02:39