A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e o Comité Económico e Social Europeu (CESE) mostraram-se hoje em sintonia sobre a importância da Cimeira Social, que vai decorrer a 7 e 8 de maio, no Porto.
As posições foram manifestadas pelo primeiro-ministro português, António Costa, e pela presidente daquele orgão consultivo, Christa Schweng, numa declaração conjunta na sequência de uma reunião bilateral que decorreu esta manhã.
Segundo o documento, António Costa destacou que a Cimeira Social será o «evento central» da presidência portuguesa. «O principal objetivo da Cimeira Social é dar um forte impulso político ao Plano de Ação para a próxima década, que a Comissão vai apresentar em março e que materializa a ambição expressa pelos nossos cidadãos de pôr em prática os 20 Princípios Gerais proclamados em Gotemburgo, em novembro de 2017», explicou.
Por seu turno, Christa Schweng disse que a Cimeira Social «é uma etapa importante para continuar a preparar o futuro modelo social, societal e económico na Europa», adiantando que «o CESE aguarda com expectativa a oportunidade de participar no evento e está empenhado em dar um contributo substancial e atempado com base na experiência concreta dos seus membros».
A presidente do organismo representativo da sociedade civil organizada reiterou que o CESE está «muito interessado em cooperar estreitamente com a presidência portuguesa, especialmente através dos pareceres exploratórios solicitados pelo Governo português», que se centram «no teletrabalho, na formação profissional, nas competências e no papel da economia social na criação de emprego e na aplicação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais».
Na declaração conjunta, os dois responsáveis defenderam ainda que, para pôr em marcha a recuperação económica e social europeia, «é necessário fazer chegar rapidamente o financiamento do Fundo de Recuperação e Resiliência aos cidadãos e empresas e concretizar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, como base de confiança nas transições climática e digital, sem deixar ninguém para trás».
Autor: Luísa Teresa Ribeiro
Presidência da UE e CESE em sintonia sobre importância da Cimeira Social
Fotografia
Publicado em 27 de janeiro de 2021, às 20:36