twitter

Xantar assume-se como ponto de encontro e formação da eurorregião

Fotografia Miguel Viegas

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 26 de novembro de 2025, às 18:09

Salão Internacional de Turismo Gastronómico em Ourense.

O Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico afirma-se como um «ponto de encontro e formação» com uma relevância ímpar para a eurorregião da Galiza e do Norte de Portugal.

A ideia foi defendida pelo diretor do certame, Rogelio Martínez, no balanço da 26.ª edição do evento, que chegou no passado domingo ao fim, na Expourense, em Ourense, Galiza, ao fim de quatro dias de intensa programação.

Segundo a organização, a cargo da Expourense, esta edição contou com 142 atividades, que contabilizaram mais de 4 mil participantes.

No total, o evento registou 12 mil visitas, para apreciar o melhor da enograstronomia de Espanha, Portugal, Peru e Venezuela.

O Norte de Portugal voltou a ter uma presença marcante, com mais de 50 experiências.

Neste âmbito, Vila Real convidou os turistas galegos a visitarem uma «cidade que se vê e se sente». A vereadora do Turismo, Mara Minhava, e a Confraria do Covilhete participaram numa sessão em que houve a demonstração ao vivo do trabalho do barro preto de Bisalhães e a degustação de covilhetes, pitos e cristas de galo, em harmonização com vinhos do concelho.