twitter

Olhar para o lado do nicho do iGaming - Quais são os elementos culturais que se tornaram mainstream?

Olhar para o lado do nicho do iGaming - Quais são os elementos culturais que se tornaram mainstream?
Fotografia Unsplash

Publicado em 05 de setembro de 2025, às 12:15

O mundo do iGaming chegou com tudo nos últimos anos, e tem crescido muito como uma das principais formas de entretenimento.

 Atualmente, existem milhares de diferentes casinos e uma infinidade de tipos de jogos. Isto vai desde jogos criados por grandes desenvolvedores de software até jogos independentes, que eventualmente se tornam um cult hit, ou seja, tornam-se mainstream.

 

A nossa ideia neste artigo é explorar um pouco mais a fundo o que impulsiona esta transição e apresentar quais formatos de jogos ganharam mais tração nos últimos anos.

O que transforma um cult hit num sucesso em massa?

A transformação de um jogo menos popular para um jogo amplamente adotado por uma grande massa dá-se por alguns fatores:

● Sessões mais curtas: A título de exemplo, 58% da receita do mercado de casinos na Europa veio de telemóveis, com a projeção de que esse número suba até 67% em 2029, num mercado estimado em mais de 140 bilhões de euros. Esses formatos de rondas mais simples e rápidas cabem nessa rotina cada vez mais rápida e acabam por se tornar um grande fator para a popularização de alguns tipos de jogos.

● Estabilidade e fatores de transmissão: Basicamente, esses jogos dão material para comunidades e tendem a ter uma abordagem mais viral. Não é à toa que jogos como os game shows acabam por entrar no mercado como verdadeiros programas de TV, que podem ser assistidos e têm ganho cada vez mais adoção no mundo inteiro.

● Regulamentação e certificação: Quando um determinado tipo de jogo ganha certificados oficiais, torna-se mais acessível a um grande público e tem mais hipótese de se tornar um produto de consumo mainstream.

● Licenciamento e propriedade intelectual: Marcas e mecânicas licenciadas escalam com maior rapidez. A Megaways, da Big Time Gaming (BTG), saiu de um “truque” de estúdio para padrão de mercado graças a acordos com gigantes do mercado como Microgaming e Red Tiger.

Cinco casos de destaque

Abaixo, vamos colocar alguns exemplos de jogos que começaram como algo de nicho e se tornaram completamente mainstream nos melhores casinos online, hoje em dia. Confira:

Crash Games

Os jogos do tipo crash tornaram-se uma verdadeira representação do jogo móvel. Estes jogos possuem regras simples, rondas extremamente curtas e um fator de decisão onde o utilizador precisa de sair do jogo antes do crash. O pioneiro desses jogos foi o Aviator, criado pela Stribe, que atingiu números impressionantes de até 42 milhões de jogadores por mês em mais de 5 mil casinos.

Este ritmo de rondas rápidas, junto com o fator social através de recursos de chat ao vivo e um visual extremamente engajador, fez com que este tipo de jogo se tornasse extremamente popular em Portugal e no mundo.

Game Shows ao vivo

Se os crash games são os vídeos curtos do mundo de casinos, os game shows são os famosos programas de auditório. Esses jogos, transmitidos ao vivo de estúdios de altíssima qualidade, ganharam muita popularidade. Alguns títulos, como o Crazy Time, que possui recursos de bónus e prémios que chegam até 20 mil vezes o valor da aposta, ganhou muita presença na Europa e no mundo.

O fator de atratividade, com picos de emoção e apresentadores extremamente carismáticos, tornou este tipo de jogo extremamente popular e parte da cultura mainstream.

Arcades Instantâneos

Outro tipo de jogo que surgiu como nicho e se tornou mainstream foi o dos jogos do tipo arcade. Antes baseados somente no mundo físico em fliperramas, e agora fazendo parte de salas de entretenimento até mesmo nasempresas. Estes jogos, antes parte de fliperamas em Portugal e no mundo no estilo pinball, tornaram-se jogos online como Plinko e Minas. Eles cresceram muito em diversos tipos de casinos e hoje aparecem em praticamente todos os casinos online.

Este tipo de jogo é similar aos jogos crash, com rondas curtas e de risco controlável, que também cria um mecanismo muito engajante para os jogadores e atrai um público cada vez maior.

Conclusão

O mercado de casinos no mundo todo está mais dinâmico do que nunca. Com uma competição muito acirrada entre milhares de operadores de casinos, aqueles que conseguem combinar o fator instantâneo dos jogos móveis com uma sociabilidade e boa distribuição acabam por se destacar.

Ao longo dos anos, vamos continuar a observar novos tipos de jogos que entram no modelo mainstream e isso vai ser ditado por normas culturais e pela maneira como os novos utilizadores do mundo consomem diferentes tipos de conteúdo. De qualquer forma, lembre-se sempre de apostar com responsabilidade e boas apostas!

 

 

Conteúdo Patrocinado