twitter

Antigo avançado do Braga ajuda a resgatar 100 pessoas das cheias no sul do Brasil

Antigo avançado do Braga ajuda a resgatar 100 pessoas das cheias no sul do Brasil
Fotografia Redes sociais

Redação

Publicado em 04 de maio de 2024, às 11:29

Diego Costa protagonizou um ato heróico no Rio Grande do Sul

O avançado Diego Costa, que atualmente joga pelo Grémio, e em Portugal atuou no Sporting de Braga, ajudou a resgatar cerca de 100 pessoas atingidas pelas inundações em Eldorado do Sul, na região de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com a imprensa brasileira, o ex-jogador de colossos como o Chelsea e o Atlético de Madrid, regressava à sua casa quando viu pessoas a precisar de ajuda, algumas com água pelo pescoço.

O jogador acabou por regressar com alguns amigos e quatro jet skis, um de propriedade do próprio Diego Costa, e outros três eram emprestados. Com este equipamento, pelo menos 100 pessoas foram resgatadas.

Além do auxílio no local do hispano-brasileiro, outros jogadores e personalidades do futebol brasileiro estão a apoiar as vítimas, com campanhas de angariação de bens e também financeiras. Alguns jogos da próxima jornada do 'Brasileirão' também estão a recolher diversos itens.

O número de vítimas mortais devido às duas tempestades que desde segunda-feira assolam o estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, subiu para 39, havendo ainda 68 pessoas desaparecidas, de acordo com as autoridades.

As forças de segurança resgataram um total de oito mil pessoas, enquanto outras 24 mil estão deslocadas em consequência das cheias, que já afetaram 265 municípios dos 497 que compõem o estado.

O governador indicou que foram destacados para o terreno mais de 2.000 membros das forças de segurança do Estado e pelo menos outros 1.000 das Forças Armadas, que estão “a trabalhar incansavelmente nos resgates”.

As autoridades locais emitiram um alerta para Porto Alegre, capital do estado, e região metropolitana, que correm o risco de serem afetadas nas próximas horas pelo volume de água do Lago Guaíba.

“Será (algo) inédito e reforço o apelo às pessoas em áreas de risco para que procurem locais seguros”, apelou o governador.

Ao contrário da tempestade que atingiu o estado em 2023, quando as chuvas se concentraram em apenas algumas áreas, desta vez afetaram todo o território, tornando-se o “maior desastre” que a região já enfrentou.

O governo central reconheceu o estado de calamidade decretado pelas autoridades locais.