twitter

Museu do Louvre estuda melhoria de condições de exposição de Mona Lisa

Museu do Louvre estuda melhoria de condições de exposição de Mona Lisa
Fotografia Pexels

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 27 de abril de 2024, às 14:39

É admitida a possibilidade apresentar a exposição numa sala separada.

A diretora do Museu do Louvre, em Paris, anunciou este sábado que está a ser analisado com o Ministério da Cultura francês como melhorar as condições de exposição da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. A responsável admite a possibilidade apresentá-la numa sala separada.

"No que me diz respeito, [a resposta] é sim, acho que é sim para muitas pessoas e estamos a pensar nisso", respondeu Laurence Des Cars na rádio pública France Inter, quando questionada sobre se a Gioconda, conhecida como Mona Lisa, não merecia “uma sala separada”.

 “É sempre frustrante quando não estamos à altura do padrão de acolhimento e este é o caso da Mona Lisa. Por isso, estamos a pensar, em conjunto com o Ministério da Cultura, nesta melhoria que hoje me parece necessária”, acrescentou. São “80% dos visitantes do Louvre [quase nove milhões no total em 2023], portanto, mais de 20.000 visitantes (que) veem a Mona Lisa todos os dias” e tiram ‘selfies’ na frente dela com os seus telemóveis, disse.

A Mona Lisa, pintura mundialmente famosa, está exposta na Salle des Estates, a maior do museu, em frente à maior pintura do Louvre, As Bodas de Caná, de Veronese, e ao lado de pinturas dos grandes mestres venezianos do século XVI. A responsável lembrou ainda que foi introduzida uma limitação de 30 mil visitantes por dia, que será mantida durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris.