twitter

Escuteiros portugueses na Coreia do Sul estão bem e a serem transferidos para Seul

Escuteiros portugueses na Coreia do Sul estão bem e a serem transferidos para Seul
Fotografia Flickr

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 08 de agosto de 2023, às 11:05

Os 762 escuteiros portugueses que participam no Jamboree Mundial estão bem e a serem retirados, tal como todos os participantes, de Saemangeum para Seul, devido à aproximação de um tufão, garantiu hoje o Corpo Nacional de Escutas (CNE).

“Os participantes continuam a ser transportados para Seul, onde a atividade deverá continuar, naturalmente, em moldes diferentes, até sábado. Os escuteiros portugueses estão todos bem”, disse o responsável pelo gabinete de imprensa do CNE à agência Lusa.

Henrique Ramos explicou que os participantes na atividade, que junta 43.000 escuteiros, “estão a ser transportados em cerca de 900 autocarros disponibilizados pelo governo da Coreia do Sul, que desde o início se envolveu no processo”.

“Com esta mudança de local, que todos compreendem, a organização foi obrigada a encontrar um programa alternativo e complementar, uma vez que o facto de não estarem em campo, impede a realização de muitas das atividades previstas”, referiu.

Segundo Henrique Ramos, em Seul, os escuteiros irão ficar alojados maioritariamente em escolas e recintos desportivos, um pouco à semelhança do que aconteceu na semana passada em Lisboa com Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que a capital sul-coreana receberá em, 2027.

A decisão de transferir a atividade para Seul, que fica a cerca de 200 quilómetros de Saemangeum, foi tomada na segunda-feira devido à aproximação do tufão Khanun, mas o evento, que junta escuteiros de todo o mundo, já tinha sido alvo de críticas, sobretudo devido às más condições de higiene.

Durante o fim de semana, milhares de participantes, incluindo 4.000 britânicos e 1.500 norte-americanos, abandonaram o encontro prematuramente devido ao calor extremo e à má organização.

De acordo com as autoridades locais e os organizadores, cerca de 600 participantes sofreram uma insolação ou outras doenças relacionadas com as temperaturas tórridas.

Sob a égide da Federação Escutista de Portugal, FEP participam na maior atividade escutista mundial 762 portugueses, com idade superior a 14 anos, associados do CNE e da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP).

O 25.º Jamboree, que tem como tema Draw your dream (desenha o teu sonho), é organizado pelo governo da Coreia do Sul e pela Associação dos Escuteiros da Coreia, conjuntamente com a Organização Mundial do Movimento Escutista (WOSM).