twitter

Ricardo Rio reúne com Secretário-Geral da ONU, António Guterres

Ricardo Rio reúne com Secretário-Geral da ONU, António Guterres
Fotografia DR

Redação

Publicado em 19 de julho de 2023, às 09:45

No âmbito do Fórum de Alto-Nível das Nações Unidas

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, aproveitou o encontro promovido pelas delegações do Comité das Regiões Europeu e do Conselho Económico e Social da União Europeia com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, para defender o reforço do papel das cidades na orgânica das Nações Unidas, tendo em conta o papel crucial que as autoridades locais desempenham na concretização da generalidade dos objetivos globais.

Intervindo enquanto Presidente do Global Parliament of Mayors, o autarca Bracarense frisou que “é total o alinhamento dos poderes locais com as prioridades das Nações Unidas, em matérias tão diversas quanto os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), as Alterações Climáticas, as Migrações, a Salvaguarda da Democracia ou os desafios da Agenda Urbana”.

Aliás, frisou, “tal como acontece no quadro dos ODS em que mais de 65% dos objetivos só podem ser atingidos com a intervenção das cidades e regiões, o desígnio do multilateralismo exige a abertura de um espaço crescente à participação das cidades e dos seus representantes”, garantindo “olhar com expetativa para as propostas a submeter à Cimeira do Futuro” que as Nações Unidas promovem em Setembro de 2024.

No quadro da prossecução dos ODS, Ricardo Rio invocou a sua condição de relator do Comité das Regiões sobre esta temática e de “líder de uma cidade como Braga fortemente comprometida com a concretização destes Objetivos através da sua estratégia de sustentabilidade,” para defender “o estabelecimento de novos mecanismos de financiamento à escala global que possam premiar o desempenho das cidades em matéria de sustentabilidade e apoiar aquelas que enfrentam maiores dificuldades”.

Ricardo Rio é um dos membros da Delegação do Comité das Regiões Europeu que está a participar no Fórum de Alto-Nível das Nações Unidas sobre os ODS, que tem lugar por estes dias em Nova Iorque, na sede da Organização.

A delegação do Comité das Regiões (COR) é liderada pelo Presidente deste órgão consultivo da União Europeia, Vasco Cordeiro, e integra ainda o Presidente da Câmara de Varsóvia, Rafal Trzaskowski.

Nos primeiros dias desta semana, a delegação do COR reuniu também com o Presidente da Câmara de Nova Iorque, Eric Adams, com o Vice-Director Executivo da UN-Habitat, Michal Mlynár, e com os Embaixadores da União Europeia e da Irlanda às Nações Unidas, Olof Skoog e Fergal Mythen.

Ricardo Rio interveio também em diversos painéis paralelos promovidos pelas Missões Permanentes do Egipto, Indonésia, França, Canadá e outras organizações independentes (PAGE, GACERE), versando temáticas como a localização dos ODS, a importância da Inovação Social ou a promoção da Economia Circular.

Braga foi o primeiro Município Português a submeter o seu Relatório Voluntário às Nações Unidas, em Abril do presente ano (o documento pode ser consultado em: https://sdgs.un.org/sites/default/files/vlrs/2023-04/braga_vlr_2019.pdf), tendo também acolhido a apresentação preliminar do Relatório Voluntário de Portugal que hoje será apresentado nas Nações Unidas por representantes do Governo português.