twitter

UE avança com lei para proteger independência do jornalismo

UE avança com lei para proteger independência do jornalismo
Fotografia Unsplash

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 21 de junho de 2023, às 14:15

A Comissão Europeia adotou hoje a Lei Europeia para a Liberdade dos Media, um conjunto de regras que tem como propósito assegurar o pluralismo e independência dos jornalistas nos 27 Estados-membros da União Europeia (UE).

A legislação proposta inclui salvaguardas contra a interferência política em decisões editoriais e a vigilância de jornalistas, de acordo com um comunicado divulgado.

Para a Comissão é importante assegurar “a independência e o financiamento estável dos órgãos de comunicação social públicos, assim como a transparência sobre quem são os detentores dos media e a utilização para difusão de propaganda estatal”.

Bruxelas quer ainda garantir a independência de editores e a divulgação de conflitos de interesse.

Com a Lei Europeia para a Liberdade dos Media a Comissão tem esperança de conseguir resolver o problema da concentração dos órgãos de comunicação social e criar a Plataforma Europeia de Serviços de Media, composta pelas autoridades de cada Estado-membro responsáveis pelos órgãos de comunicação social.

Em Portugal é expectável que seja a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Citada no comunicado a vice-presidente para os Valores e Transparência, Věra Jourová, considerou que nos últimos anos aumentou a pressão sobre os media e hoje “é altura de agir” e “estabelecer princípios claros”.

“Nenhum jornalista pode ser espiado por causa do trabalho que desempenha. Os órgãos de comunicação social públicos não podem ser convertidos em canais de propaganda. É isto que propomos hoje: salvaguardas comuns para proteger a liberdade dos media e o pluralismo na UE”, acrescentou.