twitter

António Guterres pede mais medidas para combater alterações climáticas

António Guterres pede mais medidas para combater alterações climáticas
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 22 de abril de 2023, às 15:14

Guterres pede ainda "investimentos massivos" para países e comunidades mais vulneráveis.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu este sábado, Dia da Terra, maior “ação climática” e "investimentos massivos" para países e comunidades mais vulneráveis.

"Os ecossistemas saudáveis, desde oceanos e rios até florestas e pradarias, também são fundamentais na nossa luta contra as alterações climáticas. Vamos trabalhar para implementar o acordo histórico de biodiversidade da ONU para garantir que 30% da terra e da água da Terra sejam protegidos até 2030, " disse Guterres, em comunicado. O responsável pediu, além disso, "investimentos massivos" para países e comunidades mais vulneráveis.

O secretário-geral da ONU acredita que, embora sejam os governos que devem liderar essas mudanças, tanto empresas como instituições e a sociedade civil devem ter um papel importante. "As nossas ações estão a arrasar florestas, selvas, terras de cultivo, pântanos, oceanos, recifes de corais, rios, mares e lagos. A biodiversidade está a colapsar à medida que um milhão de espécies estão à beira da extinção. Devemos acabar com estas guerras implacáveis e sem sentido contra a natureza. Temos as ferramentas, o conhecimento e as soluções. Mas devemos acelerar o passo”, afirmou.

O secretário-geral da ONU também deu como exemplo a sabedoria das comunidades indígenas e o "cuidado milenar" que têm com o meio ambiente. Concluiu o comunicado com um apelo a todas as pessoas para "levantarem a voz" e exigirem que os líderes protejam o planeta para o presente e para as gerações futuras.