Numa conferência internacional realizada em Cascais, Vítor Pardal destacou que “só há carreira dual se houver oportunidades e programas de qualidade que aliem a carreira desportiva com a educação ou o trabalho” e alertou para a urgência de uma coordenação bem sucedida nesta área face ao elevado número de atletas que acabam por abandonar a prática desportiva.
“Segundo o último estudo, temos cerca de 30% de abandono da carreira desportiva entre os 10 e os 17 anos e isso é porque não têm uma carreira dual bem desenhada”, referiu, sem deixar de sublinhar: “Se trabalharmos bem a carreira dual vamos ter bons alunos e bons atletas. Não é incompatível termos bons alunos e bons atletas, muito pelo contrário”.
Vítor Pardal vincou ainda que a decisão dos jovens que acabam por abdicar do percurso desportivo pode ter, inclusivamente, reflexos na própria vida em sociedade.
Autor: Pedro Vieira da Silva / Lusa