A possível saída de Ricardo Horta para o Benfica tem "alimentado" o mercado de Verão e, anteontem, António Salvador, presidente do SC Braga, veio a público defender que o extremo, melhor marcador de sempre dos guerreiros do Minho, deverá continuar no SC Braga. «uem decide o futuro do Ricardo Horta é o SC Braga. A única entidade que decide sobre os ativos que tem é o SC Braga. E já o disse, e repito, não estamos interessados em negociar o Ricardo Horta», destacou o responsável máximo do clube minhoto.
Mas, ontem, o diretor desportivo do Málaga FC, Manolo Gaspar, explicou que o SC Braga está "obrigado" a indemnizar o emblema espanhol em 67% do valor caso o SC Braga rejeite a oferta.
«Tive conhecimento da proposta apenas pela Imprensa. Quem tem de comunicar a proposta ao Málaga é o SC Braga, não é o Benfica. O SC Braga está obrigado a comunicar-nos e até agora, até às 16 horas, ainda não o fez», começou por situar Manolo Gaspar, detalhando, depois, mais pormenores: «É correto. O Málaga tem 67 por cento do passe do jogador. Também é verdade que existe um acordo e que o SC Braga, se recusar uma proposta acima de cinco milhões, tem de ficar com os 67 por cento do Málaga», disse, citado pelo jornal A Bola.
As informações provenientes de Espanha, nos últimos anos, apontam para um negócio com vários interessados. Contas feitas, o Malaga FC terá, atualemente, 15% dos direitos económicos de Ricardo Horta - tinha 25% mas, aquando da mudança de Juan Carlos do SC Braga para Málaga, terá cedido 10% ao clube minhoto -, enquanto o SC Braga detém 10 por cento. Mas isso não significa que, no caso de uma eventual transferência, os dois clubes recebam "apenas" 15 e 10 por cento do "bolo" total.
Em Setembro de 2020, numa entrevista ao jornal Record, António Salvador, tendo como pano de fundo a oferta de 15 ME de um clube da MSL que foi rejeitada pelo jogador, afirmou que o SC Braga receberia, caso o negócio tivesse sido realizado, «mais de 10 ME».
«Há uma parte que é do Málaga, ele veio para cá e não pagámos um euro por ele. O SC Braga encaixaria mais de 10 milhões», disse.
Os números relativos aos detentores dos direitos económicos de Ricardo Horta:
Gestifute de Jorge Mendes - 45%
Fundo Baystate - 25%
'JM 10 Sport' - 5%
Málaga FC - 15 %
SC Braga - 10%.
Autor: Pedro Vieira da Silva