twitter

Mundial 2022. Venda de cerveja nos estádios vai ser proibida

Mundial 2022. Venda de cerveja nos estádios vai ser proibida
Fotografia

Publicado em 18 de novembro de 2022, às 12:46

O pedido partiu da família real do Qatar e poderá criar um problema financeiro com um dos principais patrocinadores da competição.

A FIFA recuou na decisão de autorizar a venda de cerveja nos estádios do Mundial2022, acedendo ao pedido do Qatar, anunciou hoje o organismo regulador do futebol, a dois dias do início do torneio.

“Após conversações entre as autoridades do país organizador e a FIFA [foi decidido] suprimir os pontos de venda de cerveja no perímetro dos estádios”, informou a Federação Internacional de Futebol, em comunicado divulgado no sítio oficial na Internet.

A FIFA preferiu concentrar a venda de bebidas alcoólicas nas designadas ‘fan zones’ e em estabelecimentos autorizados, retirando-as das proximidades dos recintos onde se vão disputar os jogos do Mundial2022, cuja fase final se realiza no Qatar, entre domingo e 18 de dezembro.

O anúncio surge no mesmo dia em que o jornal britânico The Times noticiou que o Qatar exigiu ao organismo regulador do futebol mundial que recusasse na decisão de permitir a venda de cerveja nos estádios do torneio, que contará com a participação de Portugal.

O pedido partiu da família real do Qatar e poderá criar um problema financeiro com um dos principais patrocinadores da competição, a marca de cerveja Budweiser, que poderá exigir uma indemnização milionária.

No Qatar, o consumo de álcool é bastante restrito e a bebida pode ser consumida apenas em alguns hotéis da capital.

Durante o Mundial 2022, estes regulamentos foram relaxados, mas o álcool continua a não ser vendido em supermercados e os preços das bebidas podem alcançar valores muito elevados - um litro de cerveja chega a custar mais de 13 euros.

Durante o campeonato, hotéis, zonas de fãs e estádios criarão períodos específicos em que é permitida a venda de álcool, embora com limitações, como a impossibilidade de comprar mais de duas cervejas ao mesmo tempo.

Em contraste, para o Mundial de 2014, que teve lugar no Brasil, a FIFA exigiu ao país que permitisse a venda de cerveja nos estádios, que era proibida desde 2003. O resultado foi a aprovação de uma lei que revertou a proibição nos jogos do Campeonato Mundial.
Autor: Agência Lusa/Redação