twitter

Centenas de crianças vão jogar futebol em Figueiredo em jornada solidária pela causa animal

Centenas de crianças vão jogar futebol em Figueiredo em jornada solidária pela causa animal
Fotografia

Publicado em 24 de abril de 2019, às 14:38

250 crianças vão "Contra a indiferença jogar, jogar".

Em defesa dos direitos do animais, nomeadamente contra o abandono e maus tratos, é o propósito de torneio de futebol que vai subir "aos relvados" da freguesia de Figueiredo em Braga no próximo dia 27 de abril. Organizadopelo Grupo Desportivo de Figueiredo e pela Junta de Freguesia de Figueiredo, são cerca de 250 crianças, entre os seis e os nove anos que vão dar uns pontapés na "redondinha" para mostrar que também são cidadãos ativos e inclusivos.
O evento, de carácter lúdico, visa «proporcionar um dia de salutar convívio desportivo entre os pequenos atletas», numa lógica de «promoção da prática desportiva como elemento catalizador da melhoria da saúde física e mental das crianças e de incentivo para uma cidadania ativa e inclusiva», assinala o presidente da direção do clube organizador, Miguel Soares.
São 12 as equioas de petizes e traquinas quevão ter como "adversário principal" os maus tratos e o abandono de animais. A ‘contenda solidária’ – Torneio Gomes da Silva / II Figas Cup – vai ser jogadano Parque Desportivo D. Maria Emília Gil. «A vertente solidária do torneio enquadra-se na prossecução desse objetivo de fundo, traduzindo-se este ano, e uma vez mais, numa grande ação de sensibilização contra os maus tratos e abandono de animais e em prol da adoção responsável junto dos mais novos e suas famílias – em parceria com o projeto Gato Francisco», aponta Miguel Soares. Já Cláudia Sousa, voluntária do Gato Francisco, sublinha que «não há rivalidade que se sobreponha ao que todos nós temos de melhor e em comum, que é a nossa humanidade», acrescentando quer «a sociedade está a mudar» e que «atos de violência gratuita ou mesmo de indiferença perante o desespero dos animais são cada vez menos tolerados».
«O caminho a percorrer ainda é longo e que este só se faz caminhando, pelo que estas ações não resolvem o problema mas ajudam bastante a mudar mentalidades no que toca aos direitos dos animais, desde logo – através da recolha de ração e donativos – permitem "dar de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede"», aponta.
O Torneio Gomes da Silva - II Figas Cup conta com o apoio da Câmara de Braga e da Associação de Futebol de Braga.
Autor: Nuno Cerqueira