twitter

Raio-X ao próximo adversário europeu do SC Braga

Raio-X ao próximo adversário europeu do SC Braga galeria icon Ver Galeria
Aarhus sagrou-se campeão da principal liga dinamarquesa 2025/26
Fotografia DR

Mara Soares

Jornalista

Publicado em 05 de novembro de 2026, às 11:21

‘Gverreiros do Minho’ defrontam o Aarhus, esta quinta-feira, na terceira jornada da Liga Conferência.

O SC Braga desloca-se novamente à Dinamarca para um novo duelo europeu, desta vez frente ao AGF Aarhus, em jogo da terceira jornada da fase de liga da Liga Conferência, a decorrer esta quinta-feira, pelas 17h45 (hora de Portugal Continental), no Cepheus Park, em Randers.

Sediado na cidade de Aarhus, o AGF viveu tempos de ouro entre 1955 e 1965, mas viria a atravessar um longo período de oscilações, incluindo descidas de divisão em 2006, 2010 e 2014.

No entanto, o ‘azar’ chegou ao fim, e após uma travessia de 40 anos, o clube sagrou-se campeão dinamarquês em 2025/26, colocando ponto final num longo período de espera.

Aarhus anda de “casa às costas

Atualmente, o rival nórdico dos arsenalistas anda de “casa às costas”. Devido a atrasos nas obras do novo estádio, a futura Skovens Arena, o clube tem atuado em redutos provisórios.

Para as competições europeias, os dinamarqueses têm jogado no Cepheus Park Randers, estádio do Randers, clube também militante na principal liga dinamarquesa. Este estádio situa-se a cerca de 40 quilómetros de Aarhus, em Randers, no leste da Dinamarca, mais concretamente, na península da Jutlândia.

A segunda maior cidade da Dinamarca

É a partir da história, da cultura e do conforto desta cidade que se escreve a identidade do AGF Aarhus.

Com pouco mais de 300 mil habitantes, Aarhus é apontada como uma das cidades mais felizes do mundo, ostentando o título de Smilets By (Cidade Sorridente).

A história da segunda maior cidade da Dinamarca (e a maior da península da Jutlândia) recua há mais de 1250 anos, tendo nascido como um pequeno povoamento fortificado junto à foz de um rio cujo nome original, Aros, deu origem à designação atual.

Hoje, Aarhus é descrita como um paraíso para os amantes de arte e um centro de aprendizagem de referência. Com cerca de 20 por cento da população composta por estudantes, a cidade assume-se como a ‘Oxford da Dinamarca’, exibindo uma atmosfera jovem, criativa e boémia que enche de vida a “capital do cool”.

AGF Aarhus e o seu atual momento

Em 13 jornadas disputadas na Superliga Dinamarquesa, o Aarhus conquistou duas vitórias, fracassou em cinco jogos e empatou quatro vezes, sendo uma com o FC København por 1-1, clube que venceu o SC Braga na primeira jornada da Liga Conferência, por 3-0. O AGF Aarhus contabiliza 12 pontos, ocupando atualmente a 8.ª posição na tabela classificativa.

Na Liga Conferência, o clube de Aarhus perdeu com o Gent (1-0) e empatou 1-1 com o Egnatia.