twitter

Fernando Pimenta e Bruno Brasileiro nas 'meias' da Taça do Mundo de canoagem

Fernando Pimenta e Bruno Brasileiro nas 'meias' da Taça do Mundo de canoagem
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 14 de maio de 2026, às 22:24

Na Alemanha

O canoísta português Fernando Pimenta garantiu hoje a presença nas semifinais de K1 1.000 metros, na II Taça do Mundo de regatas em linha, em Brandeburgo, na Alemanha, tal como o compatriota Bruno Brasileiro, a disputar na sexta-feira.

Pimenta, um dos melhores canoístas da história, procura dar continuidade ao excelente arranque de temporada, depois de ter começado a época com dois ouros em outras tantas provas, em K1 1.000, batendo o campeão olímpico em Tóquio2020 e bronze em Paris2024, Balint Kopasz, e em K1 5.000, no passado fim de semana na Hungria.

O medalha de bronze em K1 1.000 metros em Tóquio2020 e prata em K2 1.000 metros em Londres2012, com Emanuel Silva, venceu a terceira regata das eliminatórias, com o melhor tempo da jornada (03.43,92 minutos).

O dia foi positivo para a seleção portuguesa, garantindo vários lugares nas finais, com destaque para os campeões europeus e mundiais em K4 500 metros.

Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha qualificaram-se para a final de K4 500 metros, marcada para sexta-feira, ao superarem as eliminatórias, com o quarto lugar na terceira regata, e o segundo lugar na primeira das semifinais, novamente atrás da embarcação húngara.

Isto, depois de terem falhado o bronze no passado fim de semana, em Szeged, na Hungria, por dois centésimos de segundo, ficando no quarto lugar atrás da Hungria, Austrália e Lituânia.

Os lusos pretendem reforçar as quatro medalhas conseguidas no passado fim de semana na Hungria, e também vão contar com duas embarcações na Final A de K1 200 metros, a disputar no sábado, graças às qualificações de Messias Baptista e Iago Bebiano.

Teresa Portela, Ana Brito, Ana Rodrigues e Maria Rego foram eliminadas nas semifinais K4 500 metros, ao terminarem no sétimo lugar da terceira das semifinais, depois de terem sido apenas quintas na quarta regata das eliminatórias.

Nas canoas, Beatriz Fernandes e Inês Penetra foram relegadas para a final B de C2 500 metros, agendada para sexta-feira, com o quinto lugar nas semifinais, após o sétimo posto na primeira eliminatória.

Na paracanoagem, Norberto Mourão, em VL2 200, e Alex Santos, em KL1 200, asseguraram a passagem direta às finais, ambas marcadas para sábado.