twitter

«A equipa tem apresentado cada vez mais capacidade»

«A equipa tem apresentado cada vez mais capacidade»
Fotografia Mara Soares

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 17 de abril de 2026, às 13:57

Gil Lameiras afirma que Vitória precisa de reforçar controlo defensivo na visita de amanhã ao reduto do Gil Vicente.

O treinador Gil Lameiras afirmou hoje que o Vitória de Guimarães precisa de melhorar o controlo defensivo na visita ao Gil Vicente, em jogo da 30.ª jornada da I Liga de futebol, por comparação à ronda anterior.

Ciente de que o empate no reduto do lanterna-vermelha AVS (1-1) desagradou, o técnico reconheceu que os seus jogadores apresentaram “fragilidades defensivas” que não se viram na goleada imposta ao Tondela (5-0), para a 28.ª jornada, e mesmo na derrota com o Benfica (3-0), determinada por erros individuais, na 27.ª ronda.

“Precisamos de ter mais esse controlo do jogo, que, se calhar, não tivemos em termos defensivos e controlar mais, a nível defensivo, as investidas do adversário. Com o Tondela e com o Benfica, isso aconteceu. No jogo anterior, não. Com bola, a equipa tem apresentado cada vez mais capacidade e tem criado oportunidades, mas tem falhado na finalização”, frisou, na antevisão ao desafio, marcado para as 20:30.

À espera que o Vitória, nono da tabela, com 36 pontos, se apresente na sua “melhor versão”, rejeitou que o facto de os ‘galos’ se encontrarem no sexto lugar, com 46 pontos, próximos de um lugar de qualificação para as provas da UEFA, constitua um fator acrescido de motivação.

“A motivação para estar neste clube tem de ser diária. Nunca vamos ter motivação em função do adversário”, constatou.

Gil Lameiras considerou ainda que a formação gilista, organizada em campo, apresenta “individualidades interessantes que podem resolver os jogos” e capacidade nas bolas paradas, atributos que a sua equipa tem de estar preparada para contrariar.

O técnico abordou a demissão de António Miguel Cardoso da presidência do clube e do conselho de administração da SAD, oficializada na terça-feira, tendo assumido que já conhecia a decisão do dirigente e vincado que “nada mudou” quanto às rotinas do plantel e quanto à forma como olha o futuro, quando tem contrato até 2027.

“Sempre que assumi as equipas a minha preocupação foi sempre dar o meu melhor, todos os dias e nunca pensar muito à frente. Quando surgiu esta oportunidade, não estava a contar. Não foi uma coisa que ambicionei a todo o custo. Não estou preocupado em relação àquilo que pode acontecer comigo no futuro”, disse o treinador que sucedeu a Luís Pinto em março, por decisão de António Miguel Cardoso.

O Vitória de Guimarães, nono classificado, com 36 pontos, visita o Gil Vicente, sexto, com 46, em jogo agendado para as 20:30 de sábado, com arbitragem de João Gonçalves, da associação do Porto.