twitter

Bracarense Ricardo Gomes dirige um dos eventos automóveis mais exclusivos do mundo na África do Sul

Bracarense Ricardo Gomes dirige um dos eventos automóveis mais exclusivos do mundo na África do Sul
Fotografia DR

Publicado em 12 de março de 2026, às 17:23

Bugatti Grand Tour 2026

O piloto bracarense e empresário na área de comunicação, Ricardo Gomes, foi o responsável pela direção do Bugatti Grand Tour South Africa 2026, um evento internacional de altíssimo nível que reuniu alguns dos modelos mais exclusivos da marca num percurso de luxo por estradas icónicas, hotéis de referência e paisagens únicas do país.
O português foi responsável por coordenar toda a operação do evento, que envolveu cerca de 40 profissionais entre equipas de logística, segurança, assistência médica, técnica, hospitalidade, car detailing, entre outras.
O Grand Tour arrancou na Cidade do Cabo e levou os participantes a percorrer alguns dos cenários mais emblemáticos do país, incluindo o Cabo da Boa Esperança, o ponto mais meridional de África, onde o oceano Atlântico e o Índico se cruzam, em Cape Agulhas, bem como estradas panorâmicas e regiões vinícolas mundialmente reconhecidas.
Mas para Ricardo Gomes, o verdadeiro desafio esteve nos bastidores. «Estamos a falar de um evento extremamente exclusivo, onde tudo tem de funcionar na perfeição. São carros únicos, convidados muito especiais e uma logística complexa ao longo de centenas de quilómetros. O nosso trabalho é garantir que cada momento é perfeito e que a experiência de condução é inesquecível», explica.
Este não foi o primeiro envolvimento do português com o evento.
Depois de ter participado na conceção e direção do Grand Tour Portugal 2025, a organização internacional decidiu voltar a apostar em Ricardo Gomes, convidando-o para dirigir a edição sul-africana. «Quando ajudei a criar o Grand Tour em Portugal, sabia que estava a construir algo especial. Ser novamente convidado para dirigir uma edição internacional é um reconhecimento enorme e uma oportunidade de mostrar  a capacidade dos profissionais portugueses», afirma.
A direção do Bugatti Grand Tour South Africa 2026 representa também um sinal claro da crescente presença portuguesa na organização de eventos internacionais de luxo. “Portugal tem profissionais extremamente qualificados. É um orgulho poder representar o país num projeto desta dimensão e mostrar que os portugueses estão preparados para liderar eventos globais ao mais alto nível.”
 
Luxo, paisagens e experiências únicas
O Bugatti Grand Tour não é apenas um evento automóvel.
Ao longo de quase duas semanas, os participantes viveram uma experiência imersiva na cultura sul-africana, combinando condução em estradas icónicas com estadias em hotéis de luxo, gastronomia de alto nível, visitas culturais e até experiências de safari. «O objetivo é mostrar o melhor de um país através da condução. Estradas extraordinárias, paisagens incríveis, hotéis únicos e experiências que ficam na memória», sublinha Ricardo Gomes.
Durante doze dias, alguns dos automóveis mais exclusivos do planeta percorreram a África do Sul.
Nos bastidores, a garantir que toda a organização seria perfeita, estava um português.