As seleções de Portugal e Espanha somam e seguem no Campeonato da Europa de futsal, após vencerem hoje com relativa facilidade a Bélgica, por 8-2, e a Itália, por 4-0, respetivamente, nos quartos de final.
Na Arena Stozice, em Liubliana, portugueses e espanhóis mostraram os motivos pelos quais são os principais candidatos ao título, sendo as únicas seleções com um pleno de triunfos na competição, depois dos nove pontos na fase de grupos.
A equipa das ‘quinas’, bicampeã continental em título na sequência dos títulos de 2018 e 2022, ainda apanhou um susto inicial, com um autogolo de Pany Varela, aos nove minutos, mas soube reagir e fechou a golear, com muita competência e qualidade.
Um ‘hat-trick’, precisamente de Pany Varela (17, 26 e 40 minutos), destacou-se entre outros cinco tentos, apontados por Bruno Coelho (13), André Coelho (20), Rúben Góis (23), Lúcio (29) e Pauleta (40), para apenas mais um tento da Bélgica, conseguido por Jamal Aabbou (33).
Os comandados do selecionador Jorge Braz marcaram encontro com a França nas meias-finais do torneio, tendo os gauleses - quartos classificados no derradeiro Mundial - superado a Ucrânia após prolongamento, por 4-2, no sábado.
Já a Espanha, recordista de cetros europeus, com sete em 12 edições, encarou a Itália, vencedora em 2003 e 2014, com o triunfo consumado através de Francisco Cortés (12), Antonio Pérez (20 e 26) e um autogolo de Gabriel Motta (36).
Primeira classificada do Grupo C, a Espanha defronta nas ‘meias’ a Croácia, que, apesar da segunda posição no Grupo A, venceu por 3-0 a Arménia, que arrebatou o Grupo B com surpresa, mas sem dar o seguimento à mesma na fase a eliminar.
Os duelos das meias-finais estão marcados para quarta-feira, na Arena Stozice, com horários ainda por definir, sendo que a final e o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares estão reservados para sábado, no mesmo recinto, em Liubliana.