twitter

Portugal disputa número recorde de Mundiais Universitários

Portugal disputa número recorde de Mundiais Universitários
Fotografia FADU

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 27 de janeiro de 2026, às 15:46

Em nove modalidades distintas.

Portugal vai disputar Campeonatos do Mundo universitários de nove modalidades, um número recorde assinalado pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), em comunicado enviado hoje.

Na segunda-feira, a FADU confirmou a participação lusa em nove Mundiais, para atletas estudantes universitários, o primeiro dos quais de futsal, entre 28 de junho e 08 de julho, em Varsóvia, com as seleções masculina e feminina.

Segue-se a competição de orientação, a que Portugal regressa como anfitrião, entre 25 de julho e 02 de agosto, 18 anos depois da última presença, em Prangli, na Estónia.

A FADU deu ainda conta da presença lusa nos Mundiais universitários de squash, em Bombaim, de 31 de julho a 10 de agosto, apenas a segunda presença, depois da estreia em Cardiff, no País de Gales, em 1998.

Portugal volta a competir nas competições de remo, em London, no Canadá, entre 10 e 16 de agosto, praticamente em simultâneo com os Mundiais universitários de canoagem, de 14 a 21 de agosto, em Sukoró, na Hungria.

A representação do desporto universitário do desporto universitário luso termina em casa, com a organização do Campeonato Mundial Universitário de Desportos de Praia, entre 14 e 23 de setembro, na Figueira da Foz.

Futebol de praia, andebol de praia e wrestling de praia, com seleções masculina e feminina, e voleibol de praia, apenas com representação masculina, são as competições em disputa na competição organizada na Praia do Relógio, no concelho figueirense.