twitter

André Pereira e Solange Jesus venceram 27.ª Meia Maratona Manuela Machado

Fotografia Mara Soares

Mara Soares

Jornalista

Publicado em 25 de janeiro de 2026, às 14:17

Atleta do Santa Tecla bateu recorde da prova e a do SC Braga venceu pela quinta vez.

André Pereira, atleta do Santa Tecla, e Solange Jesus, foram os vencedores da 27.ª edição da Meia Maratona Manuela Machado, que se realizou esta manhã, em Viana do Castelo, e bateu o recorde de participantes, reunindo cerca de cinco mil atletas, entre a prova rainha e a caminhada solidária.

O atleta do Santa Tecla bateu o recorde da prova, com o tempo de 01:03:52.

«O recorde da prova não esperava, sinceramente, mas tive também a ajuda do Hélio – segundo lugar - nos primeiros 12 quilómetros. Eu sou aqui de Norte, sou do Porto, e desde sempre ouvi falar os meus colegas, desta meia maratona, então sempre foi um objetivo meu participar, sendo esta a primeira vez que participo, e já fiz algumas meias maratonas ao longo deste país, e sem dúvida que esta é uma das provas com mais apoio ao longo do percurso. São 21 quilómetros que têm sempre pessoas ao longo do percurso a apoiar. Sem dúvida que é um sentimento muito especial ter ganho aqui, homenageando uma atleta que é campeã do mundo», disse André Pereira, momentos depois de cortar a meta.

Solange Jesus venceu a competição pela quinta vez. No fim da prova, a atleta destacou que «vinha com algumas ambições pessoais», mas que as condições meteorológicas não ajudaram. «O tempo não estava assim tão propício, e isso verificou-se na segunda metade da corrida, porque estava muito vento. É lógico que eu ia-me tentando proteger, mas mesmo assim não dava, porque o vento vinha de todas as direções, e dificultou-me a mim e a todos os atletas, como é óbvio, mas estou feliz pela minha quinta vitória aqui.

Isto é mais um ponto de passagem para outros objectivos, e agradeço à organização, porque recebe-nos sempre muito bem. No futuro, quem sabe, uma próxima maratona sem expectativas de grandes tempos. Apenas sentir-me bem, ser feliz. Isto é o mais importante, e porque sou uma sortuda para poder fazer aquilo que eu mais gosto, e é por isso», acrescentou Solange Jesus.

 

Classificações

 

Pódio masculino

1.º - André Pereira (Santa Tecla) - 1h 03m 52s

2.º - Hélio Gomes (Sporting CP) - 1h 05m 24s

3.º - Francisco Rodrigues (SC Braga) - 1h 05m 55s

 

Pódio feminino

1.ª - Solange Jesus (SC Braga) - 1h 13m 27s

2.ª - Sara Duarte (São Salvador do Campo) - 1h 15m 59s

3.ª - Silvia Pereira (Team El Comandante) - 1h 21m 05s