O Município de Esposende vai iniciar, na próxima semana, o programa “Desporto para Todos”, uma iniciativa que tem como principal objetivo promover a prática desportiva inclusiva no concelho, dirigida especialmente a crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
O programa abrange 95 participantes, provenientes de vários estabelecimentos de ensino do concelho, desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino Secundário, incluindo ainda utentes do núcleo de Marinhas da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.
O programa integra um conjunto diversificado de modalidades desportivas adaptadas, nomeadamente canoagem adaptada, enquanto intervenção terapêutica e educacional em meio aquático; equitação terapêutica, que utiliza o cavalo como coterapeuta, promovendo o equilíbrio, a coordenação psicomotora, a autonomia, a autoconfiança e o desenvolvimento de competências emocionais.
O Futebol Inclusivo, direcionado a alunos com perturbações do espetro do autismo, sob o lema “No Futebol Não Há Barreiras, Há Balizas” é outra das novidades. As modalidades de Natação e Hidroterapia integram igualmente este projeto, contudo o seu início está condicionado à conclusão das obras nas Piscinas Foz do Cávado.
O programa “Desporto para Todos” resulta de um trabalho em rede desenvolvido pelo Município de Esposende em articulação com diversas entidades parceiras, designadamente os Estabelecimentos de ensino do concelho, a APPACDM, a Associação Rio Neiva e Clubes desportivos locais, nomeadamente o Forjães Sport Clube, o Clube Hípico do Norte, o Centro Hípico Equivau e a Esposende 2000, E.M.