A seleção nacional de andebol ruma agora a Pamplona para disputar o Torneio Internacional de Espanha, que decorre de hoje a domingo, sendo este o último desafio dos lusos antes do EHF Euro 2026, que se realiza a partir de 15 de janeiro em Herning, na Dinamarca.
A prova de Pamplona conta com a participação de Egito, Irão, Espanha, Tunísia e Eslováquia.
O lateral-direito João Gomes destacou que o trabalho tem «corrido bem», considerando que os últimos dias serviram trocarem ideias em relação ao «estilo de jogo» e consolidar o que têm vindo a trabalhar nos últimos estágios.
Após dois jogos-treino com o Bahrain em Rio Maior, a equipa está agora focada em Pamplona: «É sempre bom testar os nossos limites em jogos-treino, vermos o que funciona ou não. Vamos ter oportunidade de estar um patamar acima, vamos enfrentar seleções de alto nível, o que permite ver como estamos e o que podemos melhorar.»
O selecionador nacional, Paulo Pereira, destacou que «no global o estágio tem sido positivo». Sobre o Torneio Internacional de Espanha, o técnico referiu que servirá de preparação para o Europeu. «Por um lado é bom não nos cruzarmos com equipas europeias no início, vamos enfrentar o Egito e o Irão. O Egito é uma equipa top-mundial, os dois jogos que tivemos com eles ganhámos um e perdemos outro. Agora vamos ter o terceiro e vamos ver o que vai acontecer, mas penso que vão ser dois jogos interessantes. Acho que para nós também é ótimo para aferirmos como estamos a evoluir. Temos seis caras novas neste grupo, que pela primeira vez podem disputar um europeu sénior.”
Sobre o nível de exigência da competição, reforçou o seguinte:
«Nós precisamos de jogar, convém que a exigência não seja extrema, mas também não pode ser muito fácil, portanto, é mais ou menos o que vamos encontrar no Torneio Internacional de Espanha, que para nós é ótimo para preparar a competição principal, o Europeu.»
O Men’s EHF EURO 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro, organizado entre três países: Suécia, Dinamarca e Noruega.
Portugal vai disputar o Grupo B juntamente com Roménia, Macedónia do Norte e Dinamarca, e os jogos contam com transmissão em direto na RTP2.