twitter

Seleção de andebol disputa Torneio Internacional de Espanha em Pamplona

Seleção de andebol disputa Torneio Internacional de Espanha em Pamplona
Fotografia FAP

Mara Soares

Jornalista

Publicado em 08 de janeiro de 2026, às 10:10

Este será o último desafio dos lusos antes do Europeu 2026.

A seleção nacional de andebol ruma agora a Pamplona para disputar o Torneio Internacional de Espanha, que decorre de hoje a domingo, sendo este o último desafio dos lusos antes do EHF Euro 2026, que se realiza a partir de 15 de janeiro em Herning, na Dinamarca.

A prova de Pamplona conta com a participação de Egito, Irão, Espanha, Tunísia e Eslováquia.

O lateral-direito João Gomes destacou que o trabalho tem «corrido bem», considerando que os últimos dias  serviram trocarem ideias em relação ao «estilo de jogo» e consolidar o que têm vindo a trabalhar nos últimos estágios.

Após dois jogos-treino com o Bahrain em Rio Maior, a equipa está agora focada em Pamplona: «É sempre bom testar os nossos limites em jogos-treino, vermos o que funciona ou não. Vamos ter oportunidade de estar um patamar acima, vamos enfrentar seleções de alto nível, o que permite ver como estamos e o que podemos melhorar.»

O selecionador nacional, Paulo Pereira, destacou que «no global o estágio tem sido positivo». Sobre o Torneio Internacional de Espanha, o técnico referiu que servirá de preparação para o Europeu. «Por um lado é bom não nos cruzarmos com equipas europeias no início, vamos enfrentar o Egito e o Irão. O Egito é uma equipa top-mundial, os dois jogos que tivemos com eles ganhámos um e perdemos outro. Agora vamos ter o terceiro e vamos ver o que vai acontecer, mas penso que vão ser dois jogos interessantes. Acho que para nós também é ótimo para aferirmos como estamos a evoluir. Temos seis caras novas neste grupo, que pela primeira vez podem disputar um europeu sénior.”

Sobre o nível de exigência da competição, reforçou o seguinte:

«Nós precisamos de jogar, convém que a exigência não seja extrema, mas também não pode ser muito fácil, portanto, é mais ou menos o que vamos encontrar no Torneio Internacional de Espanha, que para nós é ótimo para preparar a competição principal, o Europeu.»

O Men’s EHF EURO 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro, organizado entre três países: Suécia, Dinamarca e Noruega.

Portugal vai disputar o Grupo B juntamente com Roménia, Macedónia do Norte e Dinamarca, e os jogos contam com transmissão em direto na RTP2.