twitter

«Partimos para esta fase zonal com a ambição que se nos exige»

Fotografia DR

Pedro Vieira da Silva

Jornalista

Publicado em 05 de dezembro de 2025, às 14:39

Seleção da AF Braga estreia-se, amanhã, na Taça das Regiões. Selecionador Rui Vasquinho dá o mote.

A seleção da AF Braga participa, a partir de amanhã, na fase zonal da Taça das Regiões, prova que conta com 24 equipas, incluído, também, a AF Viana do Castelo. A seleção bracarense é a que tem mais participações (10, contando com a edição desta temporada) e mais títulos (cinco em 13 edições). Rui Vasquinho, selecionador da AF Braga, em conversa com o Diário do Minho, garante que a equipa parte para a competição com «ambição máxima».
 

«Nós sabemos dos pergaminhos, histórico e responsabilidade que é representar a nossa AF Braga. Conhecedores desta dimensão, partimos para esta fase zonal com a ambição que se nos exige. Olhamos com de sentido de compromisso máximo e com missão de conquista. Queremos vencer um grupo com duas excelentes seleções. A AF Viana já foi vice campeã nacional e a AF Viseu é presença assídua nas fases finais. Mas como é óbvio, da fora, dão nos o favoritismo e nós vamos fazer por o demonstrar competitivamente nesta fase zonal. Em suma, teremos três excelentes candidatos a vencer o grupo. Mas queremos ser os vencedores», vincou o treinador, de 43 anos, que já treinou vários clubes e foi, recentemente, coordenador técnico da associação vianense, que também participa na prova (as duas seleções minhotas jogam, amanhã, a partir das 11h00, no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez).
 

A seleção da AF Braga, que já conquistou, em junho de 2011, a então sétima edição da Taça das Regiões, tendo batido, na final, Leinster e Munster, no Estádio Cidade de Barcelos, por duas bolas a uma, parte com ambições para a prova que se disputa entre amanhã e segunda-feira.
«Como falamos anteriormente o objetivo é passar à fase seguinte, mas ninguém passa por ser candidato, nem por ser favorito, nem antes de jogar. Teremos de ser muito competentes, eficientes e eficazes. Só uma capacidade de superação constante , nos poderá levar a almejar estes objetivo ambicioso. Conseguimos um conjunto de unidades de treino, onde passamos os fundamentos, princípios e ideias coletivas que as características individuais de cada um irão aportar ao modelo, uma seleção que orgulhe quantitativa e qualitativamente todos os nossos», vincou Rui