O treinador do Vitória de Guimarães, Luís Pinto, afirmou hoje que os seus jogadores têm de ser “objetivos e pragmáticos”, “sem divagar”, para derrotarem sexta-feira o AVS, na abertura da 12.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
O responsável vincou que “toda a energia e todo o foco” dos seus pupilos tem de estar na partida que marca o regresso do campeonato após uma interrupção competitiva de três semanas, sem olhar para o que “está para trás e para o que está para a frente” na temporada.
“A intenção de vencer não é negociável. Temos de ter uma capacidade grande para competir e de agregar os nossos adeptos para sermos mais fortes ao longo do jogo. Temos de ser muito objetivos e pragmáticos. Os jogadores sabem o que pretendemos. Não podemos divagar nas nossas intenções. O plano tem de ser cumprido”, disse, na antevisão ao jogo marcado para as 20:15 de sexta-feira, em Guimarães.
Oitava classificada, com 14 pontos, a formação vimaranense triunfou nos dois jogos anteriores, com o Tondela (1-0), para o campeonato, e com o Mortágua, para a Taça de Portugal (4-0), mas o ‘timoneiro’ vitoriano reconheceu que a transição defensiva, o momento que se segue às perdas da bola, é um aspeto a melhorar.
“Essa é uma das questões em que temos de ser competentes e competitivos no nosso crescimento. Queremos melhorar esse momento, que está ligado ao momento ofensivo. Temos de recuperar a bola mais rapidamente e, na pior das hipóteses, evitar que o adversário saia para o contra-ataque”, explicou.
O adversário dos vitorianos ocupa o 18.º e último posto da tabela classificativa, com três pontos, dois deles conquistados nas jornadas anteriores, em casa, perante Tondela (2-2) e Gil Vicente (1-1), resultados a que a equipa treinada por João Pedro Sousa vai querer dar continuidade em Guimarães, avisou Luís Pinto.
“É uma equipa que tem demonstrado uma consistência grande no que respeita aos comportamentos. Vem de dois jogos a pontuar. Esperamos dificuldades, porque, para além de ter um treinador com provas dadas e bons trabalhos em Portugal, tem jogadores com qualidade. Esperamos um adversário a fazer de tudo para dar continuidade a esse momento”, disse.
O treinador do Vitória recusou ainda esclarecer se o guarda-redes Juan Castillo e o médio Beni Mukendi estão aptos, após terem falhado o embate com o Mortágua devido a lesão, pelo que a única ausência confirmada para a receção ao AVS é a do extremo Gustavo Silva, também lesionado.
O Vitória de Guimarães, oitavo classificado da I Liga portuguesa, com 14 pontos, recebe o AVS, 18.º e último, com três, em desafio da 12.ª jornada, agendado para sexta-feira, às 20:15, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de Bruno Costa, da associação de Viana do Castelo.