A Associação de Árbitros de Futebol de Braga (AAFB) denunciou hoje, em comunicado, uma agressão ao árbitro, Henrique Gomes, no encontro entre Santa Eulália e Santiago Mascotelos, a contar para a II Divisão distrital de juvenis da AF Braga.
No documento a AAFB refere que «a inaceitável e vergonhosa agressão sofrida pelo árbitro e associado Henrique Gomes no seu balneário durante o intervalo, levada a cabo por um dirigente, identificado senhor Bruno Gabriel Faria, ex-vice-presidente da estrutura do Santiago Mascotelos FC, ex-diretor da Associação de Futebol de Braga e presidente da CERCIGUI».
A AAFB sublinha que «contactou o árbitro e manifesta-lhe, bem como ao Núcleo de Árbitros de Vizela, total solidariedade, reiterando o seu compromisso com a defesa e proteção da classe. Apelamos ao Conselho de Disciplina da AF Braga e às autoridades policiais para uma resolução disciplinar célere, justa e severa, pois atos desta natureza não podem, em hipótese alguma, ser tolerados».
«O Futebol e o Desporto em geral fazem-se de pessoas, onde o erro faz parte da natureza humana. Contudo, violência e agressões não são erros, é um CRIME PÚBLICO.
Preocupa-nos que comportamentos desta gravidade partam de agentes associados ao dirigismo desportivo e associativismo social, posições que acarretam algum grau de responsabilidade pelas instituições envolvidas. Neste sentido, a AAFB disponibiliza-se a fazer parte da solução que vise mitigar episódios como o sucedido, com o intuito de dignificar o bom nome da Associação de Futebol de Braga, dos clubes e da arbitragem bracarense.
A AAFB disponibiliza-se para colaborar em medidas que contribuam para prevenir episódios semelhantes e para dignificar o nome da Associação de Futebol de Braga, dos clubes e da arbitragem. Será solicitado um parecer urgente à AF Braga e aos respetivos Conselhos de Arbitragem e Disciplina, incluindo a preocupação com a segurança nos jogos do clube envolvido no âmbito das competições da AF Braga», pode ler-se.